UFC? Não, CC

No Centro Cívico, maio começa amarelo não apenas na cor da campanha nacional de conscientização sobre segurança, que visa chamar atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, mas, também pela cor de espanto de testemunhas do ambiente que testemunhou a briga de cardeais da política estadual durante a semana passada. A discussão pela  indicação de cargos comissionados beirou às sessões de artes marciais mistas do tradicional UFC, que, no caso, se confundiu com os desejados CCs. 

CAFÉ NO BULE

Ex-vereador e ex-vice-prefeito de Jandaia do Sul, terra natal do apresentador Ratinho, pai do governador Ratinho Júnior, o atual secretário de estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas do Paraná (SEDU), João Carlos Ortega, demonstra que além de gozar do reconhecimento do chefe e de ser exímio conhecedor das necessidades dos municípios – completará 6 anos à frente da poderosa Sedu-, também revela-se um hábil e experiente político. Numa recente audiência com o prefeito de Farol (centro-oeste), Oclécio Menezes, Ortega deu a entender com detalhes que nos próximos dias as próximas eleições começam a ser decididas.

YES WE CAN

Em reunião com aliados do Podemos, o senador Álvaro Dias definiu como prioridade e bandeira para 2021 aprovar no Congresso a PEC que insere na constituição a prisão de condenados em segunda instância. Sobre 2022, Álvaro articula nomes de suplentes para compor sua eventual chapa à reeleição. Seguindo o slogan de Barack Obama em 2008, yes we can, que na tradução é “sim, nós podemos”, o grupo quer emplacar o ex-prefeito de Guarapuava e presidente da legenda no Paraná, Cézar Silvestri Filho, dentre os postulantes para a vaga de candidato a vice-governador. Afinal, 2026 é logo ali.

MARÉ ALTA

O secretário de estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, deputado estadual Márcio Nunes recebeu em mãos o cobiçado Prêmio Expressão Ecologia, concedido ao Instituto Água e Terra – IAT, autarquia subordinada à sua pasta e presidida pelo conceituado servidor geólogo Everton Luiz da Costa  Souza. O motivo é o Projeto Neutraliza Paraná, cujo resultado prático representa o plantio de 950 mil mudas em 500 hectares de áreas degradadas para compensar a emissão de gás carbônico na atmosfera. Em sua 27ª edição, com 164 projetos ambientais inscritos, o Prêmio Expressão Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão.

.

GUERRA QUER SABER

O deputado Luiz Fernando Guerra, relator na Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa, emitiu um parecer – aprovado pelo colegiado – através do qual quer saber da Secretaria de Estado da Fazenda – SEFA, mais detalhes sobre o projeto de lei que autoriza a abertura de crédito especial de até R$ 360 mil reais para a realização das despesas necessárias para a extinção da empresa pública Companhia Paranaense de Securitização – PRSEC, criada pelo ex-secretário de estado da Fazenda, o tucano Mauro Ricardo e que acumula prejuízos financeiros superios á R$ 2,5 milhões aos cofres do tesouro paranaense.

SUSPEITAS

Suspeita-se que esses recursos possam vir a ser utilizados para pagar suas remunerações em atraso; uma vez que a empresa só não é pública integralmente por que conta com 3 sócios privados, quais sejam, o ex secretário Mauro Ricardo e dois de seus assessores comissionados à época, ocupantes dos cargos de Diretor-Geral e Chefe de Gabinete.

CARAS NOVAS

Decreto do governador designa a atual Superintendente-geral Luciana Casagrande Pereira Ferreira, arquiteta e ex-presidente da Bienal de Curitiba, para responder interinamente, sem prejuízo de suas atribuições, pelo cargo de Secretária de Estado da Comunicação e da Cultura, em substituição de férias do titular da pasta.

No âmbito do Poder Legislativo, a Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná elegeu, em reunião remota na manhã desta segunda-feira (3), o deputado Ademir Bier (PSD) para presidir o grupo. A eleição acontece após um período de vacância pela morte do deputado Delegado Recalcati, ocorrida no mês passado.

DITO & ESCRITO

“MÃE: Três sinais gráficos somente, mas com um sentido profundo. Céu também, só tem três letras, e no entanto, é a redenção do mundo!” (Gilmar Cardoso).